

Ar limpo em casa: no que deve prestar atenção
Muitas vezes, este assunto passa despercebido. Talvez nunca tenha parado para pensar na importância de ter ar limpo em casa. Já sentiu que os cheiros da cozinha ficam sempre no ar ou que há um odor desagradável numa divisão? Então a qualidade do ar aí dentro não é a melhor. Felizmente, há soluções simples para purificar o ar em casa.
Uma má qualidade do ar pode ter um impacto significativo na saúde. As vias respiratórias sofrem com as partículas que flutuam no ar, e ter ar limpo em casa não é algo garantido. Pequenos fatores do dia a dia: pó de móveis e equipamentos, odores corporais, produtos de limpeza, animais de estimação ou cozinhar Tudo isso afeta continuamente a qualidade do ar. Estas partículas podem provocar alergias e agravar problemas respiratórios, como asma ou DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica).
Ar limpo na cozinha
Manter o ar limpo começa muitas vezes na cozinha, onde a qualidade do ar é mais instável. Sabia que fritar ou cozinhar em óleo ou manteiga pode gerar uma grande quantidade de partículas finas? Estas partículas permanecem no ar durante horas (até 6 horas!) e são facilmente inaladas, podendo causar danos aos pulmões e vias respiratórias. Embora normalmente associemos estas partículas a fábricas e carros, estudos do TNO ( Centro de investigação aplicada da Holanda para criar soluções inovadoras e confiáveis) mostram que é fácil atingir concentrações elevadas em espaços pequenos como a cozinha. Assim, meia hora a cozinhar pode ser mais prejudicial do que uma caminhada junto a uma estrada movimentada.
O exaustor é essencial para manter o ar limpo na cozinha. Ele remove o ar poluído, incluindo cheiros e partículas de gordura, e envia-o para fora. Exaustores modernos com recirculação devolvem ar limpo à cozinha. Para garantir que funciona bem, pode fazer um teste simples: segure um pedaço de papel na parte inferior do exaustor. Se o papel cair, o exaustor precisa de manutenção. Normalmente, o problema está nos filtros metálicos, que retêm a gordura libertada ao cozinhar. Estes filtros podem ser lavados com desengordurante ou na máquina de lavar loiça, mas é recomendado substituí-los a cada 3 anos.
Quer substituir os filtros do seu exaustor? Use o nosso localizador de filtros para encontrar o filtro adequado ao seu dispositivo.
Filtros de carvão ativado
Se o seu exaustor tiver recirculação, os filtros de carvão ativado ajudam a devolver ar sem cheiros à cozinha. Localizados atrás dos filtros metálicos, estes filtros retêm as partículas de odor libertadas durante a cozedura. Não podem ser limpos e devem ser substituídos, em média, duas vezes por ano.
Purificação do ar em casa
Pode purificar o ar no resto da casa de várias formas:
- Ventilação natural
- Abrir janelas
- Usar o exaustor
- Utilizar um purificador de ar
A forma mais simples é a ventilação natural. Sete em cada dez casas são ventiladas apenas desta forma, através de janelas abertas, frestas ou grelhas. O ar poluído sai e entra ar fresco do exterior. Como algumas casas estão bem isoladas, ventilação regular é essencial, especialmente com visitas, ao cozinhar (use o exaustor) ou durante o banho. Em média, deve renovar o ar de uma divisão fechada a cada 20 minutos, para evitar acumulação de pó e cheiros. O ideal é haver sempre uma renovação contínua do ar.
Se a qualidade do ar estiver baixa, abra portas e janelas em lados opostos da divisão para criar uma corrente de ar que leve o ar poluído para fora.
No inverno, esta solução nem sempre é prática. Por isso, os purificadores de ar são uma boa alternativa. Estes aparelhos aspiram o ar poluído e devolvem-no limpo, e muitos indicam, em tempo real, a qualidade do ar em casa.
Filtrar o ar em casa
Os purificadores usam filtros para reter todas as partículas do ar. Existe um Pré-filtro, que retém partículas maiores (precisa de limpeza regular). Em seguida os filtros para particulas mais finas, Filtro HEPA: retém partículas até 0,1 micrómetro (mil vezes mais pequenas que um fio de cabelo), incluindo pólen, pó fino e ácaros e Filtros de carvão: eliminam odores, tal como nos exaustores.
Estes filtros têm vida útil limitada: não podem ser limpos e saturam, geralmente, após um ano. Em casas com fumadores, podem saturar ainda mais rapidamente.
Humidade do ar em casa
A humidade influencia a qualidade do ar interior e nem sempre está no nível ideal. No inverno, pode ser baixa, causando lábios e olhos secos e maior propensão a constipações. Para manter a humidade adequada, pode colocar um recipiente com água no radiador ou ter plantas. Os humidificadores regulam a humidade entre 40% e 60%, sendo 50–55% o nível mais confortável. Os filtros do humidificador garantem que a água libertada esteja limpa e devem ser substituídos 2 a 4 vezes por ano.